Módulo Científico e Cultural - Tanguá

O Módulo Científico e Cultural de Tanguá, campus do Instituto Vital Brazil inaugurado em abril de 2014, foi construído numa área de 247 mil m² - o equivalente a trinta estádios do Maracanã - na cidade de Tanguá, região metropolitana do Rio de Janeiro (Estrada Municipal Bandeirantes II, 98, Bairro Minérios).
O Conleste, bloco de 18 municípios no qual Tanguá se insere, tem sofrido grandes mudanças econômicas com a chegada da Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), empreendimento da Petrobras. A empresa petroleira, consciente de seu papel social, foi uma das parceiras do Instituto Vital Brazil na construção do campus.
As instalações
As instalações de Tanguá se fragmentam em cinco módulos:

  • O prédio principal conta com um auditório de cinquenta lugares para eventos internos e uma biblioteca virtual com computadores para pesquisa;
  • O segundo prédio, também chamado de espaço de convivência, é composto por ambientes e serviços de utilidade geral;
  • O serpentário e aracnário, terceiro e quarto prédios, são usados para atividades educativas, como palestras sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos, aulas de biologia das espécies e de educação ambiental, entre outras.
  • O quinto e último prédio abriga a Sala de Ciências, espaço com cinquenta lugares usado para atividades próprias e associadas.

Há uma proposta de implantar no espaço um borboletário, para atividades teóricas e práticas.

Projetos do módulo

O campus Tanguá conta com diversos projetos, como o "Criando Cobras em Ciências", desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal de Tanguá. Com duração de 24 meses, o projeto oferece oficinas em saúde e ciências naturais a 420 alunos do sistema público de ensino de Tanguá.

Projetos já desenvolvidos na sede do Instituto em Niterói foram levados ao polo de Tanguá. Entre eles, o programa de Férias Científicas (recepção de crianças no Instituto durante o período de férias escolares), Promotores da Vida (incubadora de projetos biotecnológicos), Arquiteto de Família (até então desenvolvido aos moradores do Morro Vital Brazil, a quem o Instituto presta consultoria para melhoria do espaço de suas residências) e o curso de Cuidador Social (apenas desenvolvido, até então, no campus Gávea do Instituto Vital Brazil).

Projetos associados, como o de pesquisa de plantas venenosas desenvolvido pela Fiocruz, e pesquisas do Lura (Laboratório Universitário Rodolpho Albino, da Universidade Federal Fluminense) na área de extração do óleo essencial de frutas cítricas também são aplicados e desenvolvidos com os moradores daquela região.

O projeto “Caminho dos cinco elementos”, que pretende ligar o campus Tanguá ao rio Caceribu, já possui aval da Fundação Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e aguarda financiamento. O Instituto fará uma trilha por entre a mata nativa do leste fluminense até o rio de importância histórica e, no caminho, falará sobre conscientização ambiental com a floresta como pano de fundo.