05/07/2013
Niterói é sede do XXI Congresso Nacional de Saúde
Panorama da Saúde no Brasil é tema de debate com a presença do Ministro Alexandre Padilha

A cidade de Niterói será sede de debates com o tema “Panorama da Saúde no Brasil” que terá, entre outras presenças importantes, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura. A solenidade faz parte do XXI Congresso Nacional de Saúde que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de agosto, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. O evento é gratuito, porém é necessário fazer inscrição pelo site.

O Congresso tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção de doenças e acidentes, assim como da integração multidisciplinar e multiprofissional na área. O encontro acontece no auditório do Centro Universitário LaSalle (Santa Rosa/Niterói) e é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, o Instituto Vital Brazil, a Universidade Federal Fluminense, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (Prefeitura Municipal de Niterói), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico, Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec).

A programação começa no domingo, 4 de agosto, com a “Caminhada da Saúde”, programada para acontecer no calçadão da praia de Icaraí (inscrições também no site). Na segunda-feira, 5 de agosto, será realizada a cerimônia de abertura do Congresso que será proferida pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. À tarde, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, fecha as conferências do dia, com o tema “Sistema Universal de Saúde e de Qualidade”. Para o terceiro dia de Congresso, estão previstos debates com temáticas variadas que vão de Inovação e Complexo Econômico Industrial da Saúde à Atenção a Saúde e a Violação Sistemática dos Direitos.

Além dos debates temáticos, o congresso conta com a Sala Vital Brazil que será dedicada à exposição de estandes e pôsteres. Estudantes, profissionais e interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 24 de julho para enviarem seus resumos para centrodeestudo@vitalbrazil.rj.gov.br (no campo assunto deve constar “XXI Congresso de Saúde”). O tema é livre e todos os trabalhos apresentados receberão certificados. Informações, inscrições e regulamento estão disponíveis no site www.vitalbrazil.rj.gov.br/congressodesaude.

Concurso de Monografia - Durante o XXI Congresso Nacional da Saúde será lançado um Concurso de Monografias com o tema “Doação e Transplante de Órgãos: Atos de solidariedade humana às ações em favor da vida”. A tese deverá expressar a relevância da criação de uma consciência coletiva para a doação e transplantes de órgãos e apresentar fatores éticos, legais, administrativos e psicossociais. O concurso tem lançamento previsto para 5 de agosto, pelo Ministro Alexandre Padilha, e a outorga dos prêmios será no dia Internacional da Saúde, 7 de abril de 2014.

O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.